Um jovem com capacete nas mãos sentindo fortes dores no peito entra no Posto Municipal de Saúde de Mãe Luiza. É informado pelo atendente que naquele momento não há nenhum médico e que ele deve se deslocar até outra unidade de saúde. Sugere que recorra ao posto de Cidade Satélite. Essa cena foi registrada ontem à tarde pela reportagem do Diário de Natal que verificou que não havia nenhum plantonista para atender os pacientes.
Efetivamente de serviço havia apenas o corpo de enfermeiros que, em casos mais graves chamam o serviço da Samu. "Aqui estamos fazendo apenas curativos, aplicando vacinas, retirando pontos e trocando sonda", informou a enfermeira Valéria Bezerra.
Uma troca de sonda, aliás, era problema que fez com que a dona de casa Fátima Oliveira trouxesse o avó Manoel de Oliveira de Igapó até Mãe Luiza pagando uma corrida de táxi de R$ 50. "Em meu bairro o posto tem médico, mas não troca sonda. Aqui pelo menos o serviço é bom". Quinzenalmente Fátima leva o avô até o posto para fazer o tratamento.
Apesar na eficiência deste serviço, que segundo a enfermeira atrai pacientes de vários bairros da cidade, o posto convive regularmente com a ausência de médicos. "Existe uma queda de braço entre a prefeitura e as cooperativas dos médicos pelos salários pagos, e às vezes eles não vêm trabalhar aqui", disse outra enfermeira que não quis se identificar,
O atendente Elidelson Medeiros, o mesmo que, constrangido, mandou o paciente com capacete procurar outro posto, afirma que trabalha em constante tensão. "A população daqui já jogou até pedra nos vidros do posto revolta por não ter médico atendendo. Trabalhamos com medo. Outro dia teve um tiroteio aqui em frente", disse o funcionário.
O posto que funciona 24h ainda com outro grave problema: a grande quantidade de lixo acumulado no muro lateral que atrai moscas e mosquitos e aumenta o risco de contaminação dos pacientes. "O Ministério Público já deveria ter interditado esse posto há muito tempo", opina uma outra funcionária que pediu para não ser identificada.
Fonte: Diário de Natal